artvidros

Serviço de Assistência Especializada para DST/AIDS é inaugurado em Ouricuri

Fotos: Hércules Félix

Foto: Hércules Félix

Portadores de DST/Aids de Ouricuri e região do Araripe contam agora no COAS da cidade com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) que foi inaugurado nessa quinta-feira (31). Antes, no COAS de Ouricuri, apenas era feito o diagnóstico e a prevenção. Agora o tratamento também é realizado na cidade.

O SAE consiste em uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que fixa o paciente portador do HIV a uma equipe multidisciplinar que o acompanhará ao longo de sua enfermidade. A ação faz parte do Programa Nacional de Integração da Assistência Adequada aos Portadores de DST/Aids e conta com recursos federais e municipais para seu funcionamento.

O prefeito Cezar de Preto comentou sobre a necessidade que já havia do município ter esse serviço. “Temos nos preocupado muito com a saúde dos ouricurienses, por isso já queríamos há muito tempo ter implantado esse serviço aqui em Ouricuri. Agora que conseguimos, é importante que a população possa usufruir com qualidade e respeito. A nossa cidade agora passa a ser referência”, disse.

O COAS Ouricuri fica na Rua Dr. Inácio Gonçalves Guimarães, 106 (Rua dos Lins). De acordo com Kelmalaramy Gomes, Coordenadora do SAE, o número de infecções teve um crescimento nos últimos dois anos no município, por isso é importante que as pessoas que se colocaram a vulnerabilidade façam o exame. 

posto

Pacto dos Municípios pela Segurança Pública será discutido na cidade de Araripina

MPPE

O Ministério Público de Pernambuco, através do promotor de justiça Manoel Dias da Purificação Neto, com o apoio da Prefeitura de Araripina, estará realizando no próximo dia 07 de agosto, às 16h, Audiência Pública no auditório da Câmara de Vereadores de Araripina, para tratar sobre ações de implantações do projeto institucional do Pacto dos Municípios pela Segurança Pública.

O objetivo do encontro é promover a adesão dos municípios do Sertão do Araripe e do Sertão Central ao projeto que tem por objetivo transformar a realidade social de Pernambuco, a partir da redução dos índices de criminalidade no Estado.

De acordo com o Prefeito Alexandre Arraes “a necessidade de se discutir junto com a sociedade sobre o tema proposto trará preliminares importantes para unir os sertões a este projeto de segurança pública”, frisou.

posto

Termina hoje prazo de matrícula dos selecionados no Sisutec

SISUTECHoje (1º) é o último dia para que os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) façam a matrícula nas instituições. A lista dos aprovados está disponível site do Sisutec. O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi encaminhado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

Nesta edição, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.

A segunda chamada será divulgada na terça-feira (5), e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

Fonte: Agência Brasil

posto

Começa campanha de vacinação infantil contra hepatite A

vacina

A partir desta sexta-feira (01), o Recife dá início à campanha de vacinação contra a Hepatite A. A imunização passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas e Policlínicas, da Secretaria de Saúde do Recife. A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose até o fim do ano.

A expectativa é de que, somente no Recife, 22.538 pequenos estejam dentro do grupo prioritário. Não há restrições para recebimento da dose. A imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A. A princípio, será aplicada em dose única.
Outras campanhas
A Campanha Nacional Contra Pólio e Sarampo acontecerá entre os dias 8 e 28 de novembro. Crianças de seis meses até menores de cinco anos deverão ser imunizadas contra pólio. Crianças de um ano até menores de cinco anos deverão receber a vacina contra o sarampo.

posto

Entrega da UPAE de Ouricuri está atrasada

UPA Ouricuri

A população de Ouricuri tem se perguntado bastante sobre o atraso na entrega da UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializado). O Governo do Estado havia prometido entregar a obra até o meio do ano, e já estamos no segundo semestre de 2014.  As obras se iniciaram em abril de 2012, e já foi visitada várias vezes por autoridades.

De acordo com informações repassadas ao nosso blog, os equipamentos estão sendo montados e toda estrutura física já está pronta. João Lira, atual governador, não confirmou data de inauguração, mas a expectativa é que a UPAE seja entregue antes da eleição.

posto

Ibope: Armando tem 43% e Paulo Câmara 11%

Armando e Paulo

A primeira pesquisa do Ibope após a confirmação das candidaturas para o Governo do Estado, divulgada ontem, aponta a liderança do candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), com 43% das intenções de voto. Na segunda posição, aparece o postulante da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), com 11%. Zé Gomes (PSOL) aparece com 2%. Já Pantaleão (PCO), Jair Pedro (PSTU) e Miguel Anacleto (PCB) têm 1% das intenções de voto cada.

Brancos e nulos somam 19%. Já os indecisos atingem 22%. O candidato do PCO, Pantaleão, é o mais rejeitado, sendo citado por 26% dos ouvidos. Ele é seguido por Zé Gomes, com 24%; Jair Pedro, 21%; Paulo Câmara, 20%; Miguel Anacleto, 19% e Armando Monteiro Neto, com 14%. A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 26 e 28 e 1.204 pessoas foram entrevistas em 57 municípios. A Margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A pesquisa Ibope também fez levantamento sobre a disputa pelo Senado. O candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, João Paulo (PT), aparece na frente com 37% das intenções de voto, contra 16% do postulante da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), seguido por Simone Fontana (PSTU), com 3% e Albanise Pires (PSOL), com 1%. O candidato do PCB, Oxis, foi lembrado, mas não atingiu 1% das intenções. Indecisos somam 25% e brancos e nulos somam 17%.

A pesquisa aponta que, para 40% dos entrevistados em Pernambuco, o governo de João Lyra Neto (PSB) é “regular”. Ainda segundo a pesquisa, outros 3% consideram a administração “ótima” e mais 19% avaliam o governo como “bom”. Os que disseram que a gestão é “ruim” somam 7%, e os que avaliam como “péssima”, 9%. A parcela de entrevistados que não souberam ou não responderam é de 22%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00269/2014.

posto

Governo do Estado anuncia pagamento do BDE

pagamento

O governador João Lyra Neto assinou, nesta quinta-feira (31/07), às 10h, o decreto que libera o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Serão beneficiados profissionais da educação e das Gerências Regionais de Educação (GREs) que cumpriram, integral ou parcialmente, as metas acordadas com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) para o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Esta é a quinta edição do Bônus de Desempenho Educacional, que foi criado em 2008 pela Lei 13.486 com o intuito de premiar os profissionais das escolas que cumprissem parcial ou integralmente as metas para o Idepe. A partir de 2009, o BDE passou a incluir também as Gerências Regionais de Educação (GREs).

O cálculo do BDE corresponde ao percentual de atingimento de metas acordadas em Termo de Compromisso assinado por cada unidade de ensino e o secretário de Educação e Esportes do Estado. (Ascom)

posto

Vendas de lotes começaram

loteamento 01

Começou nessa quinta-feira, 31 de julho, a última etapa de vendas do Loteamento Colinas do Tamboril, em Ouricuri. Estão sendo disponibilizados 400 lotes com infraestrutura completa: Meio-fio, saneamento básico, asfalto, água e energia. Como se ver na foto acima, o trabalho de infraestrutura continua a todo vapor. 

Loteamento 03

As vendas estão acontecendo no próprio loteamento ou no escritório, que fica na Avenida Antonio Pedro da Silva, centro da cidade. 

Os lotes estão à venda ao preço de 27 mil reais a vista, ou dividido em até 150 parcelas fixas, e sem consulta ao SPC e SERASA. As vendas acontecerão pela manhã e tarde, no próprio loteamento ou no escritório da empresa, que fica na Avenida Antonio Pedro da Silva, em frente à antiga CAGEPE, ao lado da CDL. Outras informações pelos telefones: (87) 9995-6966 / 3874-1635.

 

posto

Sexta-feira: lideranças políticas de Ouricuri realizam ‘adesivaço’ da Frente Popular em carros e motos

frente popular de PEAcontece às 15h de sexta-feira, 1º de agosto, na chácara Primavera, BR-122, em Ouricuri, um ‘adesivaço’ de carros e motos dos candidatos da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (Governador), Raul Henry (Vice) e Fernando Bezerra (Senador), além dos candidatos a deputado João Fernando e Miguel Coelho, federal e estadual, respectivamente.  

Esse ‘adesivaço’ é promovido pelo prefeito Cezar de Preto, o vice-prefeito Guga Coelho, o ex-prefeito Chico Coelho e o empresário Lenarte Coelho.

O convite está aberto a todos…

posto

Motoqueiro de Trindade que estava desaparecido é encontrado morto próximo a Santa Cruz

Motoqueiro morto de Trindade

Desaparecido desde a noite do último domingo (27), o motoqueiro Francislécio Miranda Parente, popular Lecinho, foi encontrado sem vida na tarde de quarta-feira (30) próximo a cidade de Santa Cruz. O mesmo estava em sua moto Bross, 150 cor preta/Branca. De acordo com a família, o motoqueiro, que tinha 39 anos, saiu de Petrolina por volta das 22h do domingo com destino a Trindade, onde morava.

Os familiares foram comunicados por um funcionário de uma empresa que esta realizando serviço naquela área, que havia um corpo, e que possivelmente poderia ser o de Lecinho. A Policia Militar tomou conhecimento e realizou os primeiros contatos. As causas do acidente ainda não foram confirmadas, mas ele pode ter caído após sobrar em uma curva fechada. De acordo com policiais, o motoqueiro já devia estar no local a mais de 24h.

posto
Topo